O que importa é a reação do público

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Sem avaliação é difícil melhorar a comunicação.

Os recursos tecnológicos das sociedades contemporâneas têm facilitado o desenvolvimento e a adoção de métodos para minorar erros e otimizar os resultados em quase todas as atividades humanas.

Seguindo essa tendência, instituições e empresas, públicas e privadas, passaram a adotar inúmeras ferramentas para avaliação e mensuração do retorno de investimentos em comunicação. A pesquisa de recall de campanhas publicitárias é uma das muitas ferramentas utilizadas no ROI (return on investment). Sobretudo as relações simbólicas construídas com os públicos em um relacionamento dialógico.

Em 2013, foi-nos solicitada a medição de forma espontânea e estimulada do recall de campanha de divulgação de um importante órgão do governo federal, veiculada nos principais meios de comunicação de todo o país. Entre outras avaliações, investigamos a lembrança dos assuntos abordados na campanha, a recordação de elementos criativos, a compreensão da mensagem principal, o grau de identificação de seu conteúdo verbal e imagético (likes e dislikes), e apuramos se, devido à campanha, aumentou o conhecimento da população e do público formador de opinião sobre a instituição.

A pesquisa permitiu identificar a existência de “gaps” entre a mensagem transmitida e a efetivamente apreendida, os elementos que faltavam para melhorar a comunicação com o público, para ele se sentir mais reconhecido pela sua importante contribuição ao desenvolvimento do país.