A construção da marca das cidades – Cristina Bravo

pedestrians-400811

A construção da marca das cidades


Cidades que definem a sua marca, concentram as suas estratégi
as e planos de forma sintonizada com a sua identidade e alcançam mais facilmente os seus objetivos. A marca, quando identificada com as virtudes e peculiaridades do local, é um facilitador na construção do crescimento sustentável e qualificação de serviços, além de promover o envolvimento da população e empresários, ou seja, norteia a comunicação em todas as suas esferas.
A transformação das cidades passa principalmente pelo reposicionamento dos velhos marcos culturais em novos negócios e encontros sociais. Os recursos histórico culturais, aliados a alternativas criativas e inclusivas são os maiores catalizadores da renovação do ambiente das cidades. Valorizar a memória através da reutilização de antigos espaços com novas atividades, é um caminho para fortalecer a economia, criando uma atmosfera viva, necessária para turbinar os segmentos produtivos. Quando esse caminho é encarado como foco das atenções, como centro da cena e dos debates, contribui decisivamente para incrementar os negócios, por seu papel no eixo econômico das cidades.
Imaginem antigos prédios abandonados, que outrora sediavam grandes indústrias, serem transformados em pontos de cultura e lazer ou mesmo convertidos em incubadoras para novos empreendimentos?
As inovações que respeitam e fidelizam as raízes das cidades são assimiláveis e absorvidas pela população: arte, design, moda, gastronomia, literatura, música, dança, tecnologia, publicidade , meio ambiente e outras tantas, são componentes do todo e é essa diversidade de valores que imprime a marca das cidades.
Exemplos incríveis de superação, regeneração e reinvenção estão diante de nossos olhos como fios condutores, mostrando que é possível um país, estado ou município, e mais ainda, uma empresa, pequena, média ou grande, através de processos dinâmicos e inovadores , subir os degraus do sucesso e posicionar-se com destaque diante do mercado.

 

Cristina Bravo

Diretora executiva da KRC Consultoria e Planejamento.
Psicóloga, Pós – graduação Gestão de Negócios e Marketing pela UCM, MBA Gestão de Serviços com ênfase em Turismo pela UFF.

Personal and Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.