Eleições de 2094 – Paulo Fortes

hourglass-983001

Eleições de 2094

Na sala de resultados da eleição de presidente da república do ano 2094 dois finalistas da campanha aguardam o resultado em uma sala do planalto em uma discussão acalorada.

“A porta se abre e o Primeiro Ministro adentra a Sala”.

Primeiro Ministro) Senhores!!… Por favor!!!… Estamos no Planalto!!!… Por favor parem com esta discussão!!!… Estamos todos aqui esperando o resultado…

Candidato 1) Você sabe que um de nós será presidente dentro de alguns instantes…

Candidato 2 ) E como serei eu o senhor será demitido!

Primeiro Ministro) Os senhores gostariam de um café??? Já vou mandar trazer… com uma aguinha gelada também.

Candidato 1) Para mim café expresso com biscoitos.

Candidato 2) Bota um suco de laranja para mim.

Candidato 1) Você não acha meio estranho não termos financiamento para campanha???… mudou tudo… a forma de fazer politica!!!… de fazer marketing…

Candidato 2) Não acho estranho não… eu vou ganhar! Isto é discurso de perdedor. A politica continua a mesma. O primeiro Ministro vai trazer meu suco, o marketing continua dominando e nada mudou.

Candidato 1) Como assim???  Não podemos nos comunicar via meios digitais! Sem TV, sem o face? Isto não é diferente?? Cadê o marketing??

Candidato 2) Enquanto as pessoas tiverem desejos, vontades, quereres o marketing vai reinar… e como pouco mudou o marketing continua dominando. Afinal porque você não contratou um gerente de produção para gerenciar a sua campanha? Você contratou um marqueteiro!!! Mudou???

Candidato 1) E como você sabe disto, os “quereres”,  sem aplicar um survey ??? Esta técnica foi proibida em 72.

Candidato 2) Já ouviu falar de corpo a corpo??? Boca a boca??? Marketing de Guerrilha??? Desde que os presidentes passaram a gerenciar o Brasil de acordo com as pesquisas de popularidade más escolhas gerenciais foram sempre aclamadas pelo povo. Mudaram só as moscas…

“A porta se abre e o Primeiro Ministro adentra com um copo de suco de laranja”.

Primeiro Ministro) Seu suco de laranja Sr. Presidente.

Candidato 2) E o meu café com biscoitos???

Primeiro Ministro) Está em falta senhor… mas consegui colher estas laranjas eu mesmo no quintal do Palácio das Emas, são laranjas Bahia, da melhor qualidade, escolhi as melhores e fiz o suco eu mesmo. Está uma delícia.

Presidente) Está vendo. Você contratou um marqueteiro para saber o que o povo pensa… Eu contratei dois!!!! Um para me dizer o que o povo quer, e o outro para lhe desconstruir. O primeiro ministro é o meu elo de comunicação com os quereres do parlamento. Eu só faço juntar o útil ao agradável; identificar o que ambos grupos querem e mostrar que você não é capaz de realizar tal tarefa com o seu plano de governo. O marketing não é propaganda, ele é algo que reflete uma generalização de desejos.  Já falei demais, me traz um café?

Candidato 1) Açúcar ou adoçante?

Paulo Fortes

Professor de Administração da UFPI .

Bacharel em Business Administration na University of Nebraska at Omaha.

Mestre em Administração pela FGV/EBAPE.