Celebridades e personalidade de marcas

Portrait of attractive male vip celebrity posing in front of photographers paparazzi

Compatibilidade mensurada a cada caso.

As estratégias de comunicação adotam em suas campanhas o recurso de associar as celebridades às marcas de produtos e serviços. Mas isso nem sempre dá certo, pode ser proveitoso ou não para uma ou outra parte, ou até para ambas.

E os artistas, comunicadores e pessoas famosas, mesmo as de maior notoriedade, gozam de prestígio junto a algumas parcelas específicas dos públicos e são rejeitados por outras, e o mesmo ocorre com as marcas. Por isso, para dar certo, o casamento entre elas (as celebridades e as marcas) tem de ser avaliado cientificamente a cada caso.

Em 2011, estudamos em profundidade a conveniência de uma das mais famosas apresentadoras da tevê promover junto às donas de casa os produtos das categorias de cuidados pessoais e de bebês. A pesquisa avaliou junto aos públicos-alvo a imagem da artista, bem como as categorias e os tipos de produtos que seriam mais compatíveis com ela, que obteve ótima aceitação para as duas categorias como um todo, mas com ressalvas significativas para alguns produtos.

A conclusão foi que sem a análise técnica de compatibilidade a estratégia comunicacional não teria garantido o sucesso e a otimização dos resultados da promoção.