Internet e o encontro dos brasis

Flat design background the Communications in a global computer network. Àvatars set on world map background surrounded interface icons. Social media concept. File is saved in AI10 EPS version. This illustration contains a transparency

Uma ponte entre os jovens dos bairros nobres e dos subúrbios.

Pesquisa realizada em 2007 em todo o Brasil aponta como a internet se tornou a grande ponte para conectar a juventude dos bairros ricos das cidades com a das periferias. Bem ao contrário do clássico estudo Os dois brasis, do sociólogo francês Jacques Lambert, que na década de 50 apontou a separação existente entre as cidades brasileiras já industrializadas em oposição à precariedade de nosso interior rural.

As respostas dos jovens de todas as regiões do país indicaram na investigação o que também começava a ocorrer em todo o mundo, e aqui no Brasil foi constatado nas manifestações de junho de 2013: a força aglutinadora da revolução comunicacional da internet, via telefonia móvel celular e redes sociais.

Com a internet, a convivência, antes limitada à escola e ao bairro, tornou-se mais intensa e ampla para todos os jovens, superando as diferenças da condição socioeconômica e do lugar de moradia. O CEP foi definitivamente abolido. As relações dialógicas e de acesso à informação universalizaram-se e a internet tornou-se a mídia social de produção imaterial ilimitada, que atende democrática e indistintamente a todas as pessoas. É por essa ponte tecnológica que os jovens se liberam de muitos entraves culturais e sociais para experimentar sua alegria de viver.