Saúde pública

saude

Não apenas verbos, gestos comunicam.

Cuidar da saúde da população é um trabalho único: o atendimento às pessoas é especialíssimo, pois ocorre no momento de vida em que elas estão mais necessitadas, carentes, fragilizadas. Outra questão diferenciadora é que o aperfeiçoamento e a eficácia com o cuidado da saúde dos doentes invertem a percepção aparente dos usuários, devido à demanda de doentes e doenças aumentada pelo ganho de confiança dos cidadãos. Investigar o que dizem os doentes e quem cuida deles também exige abordagem especial.

Em 2013, cobrindo todas as unidades de saúde de um governo estadual, foram diagnosticadas as relações simbólicas que impactavam a satisfação dos usuários e dos profissionais com o serviço público de saúde, monitorando pontualmente cada unidade do serviço de saúde estadual.

Foi constatado que o nível de satisfação dos beneficiários de planos de saúde colabora com a percepção negativa do sistema público. E foram identificadas as áreas de maior impacto na avaliação dos usuários, tornando possível nortear ações direcionadas às áreas específicas para obtenção de aumento do índice de satisfação.