MISSÃO

Abordagem do Instituto Informa: o fazer associado a uma missão que traz resultados

PILARES

Uma empresa deve deixar claras três questões que justificam sua existência:

POR QUE existe? O QUE oferece? COMO oferece? Escrever sobre a abordagem do Instituto Informa, necessariamente, implica responder a essas três questões.

Ao completarmos, em dezembro de 2024, vinte e sete anos de jornada, podemos afirmar que a visão estratégica de nosso papel mudou com o tempo. Talvez seja um fruto da maturidade: aperfeiçoar a visão sobre a utilidade de nossa existência.

BEM-ESTAR

Organização e análise de informações e dados para auxiliar a promoção de bem-estar definem nossas entregas e missão.

O porquê de nossa existência foi cuidadosamente definido pelas experiências que tivemos em projetos desenvolvidos para nossos clientes e pelas constatações de nossas investigações científicas. Ao descobrirmos o que mais gostamos em nossa perícia, transformamos isso em missão.

Estudar o que é bem-estar para um público e como uma instituição pode produzi-lo apresenta-se como eixo central de nossa especialidade: ganham os públicos e ganham nossos contratantes, como veremos agora.

REPUTAÇÃO

Oferecemos aos nossos contratantes o conjunto de fatores determinantes para o reconhecimento: a reputação.

Esse aspecto (reputação), associado ao anterior (bem-estar), traduz nossas entregas de forma sistêmica.

Essa abordagem, traduzida no livro “Reputação em dois estágios”, retrata, de forma prática, as metas de ação, de estratégia e de entregas, bem como a comunicação, a publicização e os discursos que dão contornos a todas as experiências e as transformam em algo compartilhável.

O QUE oferecemos? Bem-estar para os públicos, maximização de reputação para os contratantes!   

DNA TÉCNICO

Praticando o que melhor define nosso DNA técnico e metodológico, ou seja, ouvindo as pessoas!

Com milhares de questionários aplicados e centenas de horas de pesquisas qualitativas, regulamos nossas lupas sociológicas para analisar o que mais importa ao atender nossos clientes. Além disso, em nossos estudos avançados, além da reação das pessoas, organizamos e analisamos dados sobre as dinâmicas sociais.

Com esse olhar e articulando informações sobre o mundo objetivo e o mundo percebido, fazemos associações entre o que nossos contratantes entregam e o que as pessoas esperam deles. Essa é a nossa lupa sociológica, nosso COMO FAZER.

NOSSOS VALORES

São, portanto, dois os eixos centrais de nossa perícia em organizar e analisar informações:

O bem-estar das pessoas

A reputação sobre os promotores de qualidade de vida

O primeiro é prioritário. O segundo, consequência. O primeiro, nossa missão. O segundo, nossa motivação em auxiliar aqueles que melhoram a vida das pessoas e recebem os resultados disso.

Fábio da Silva Gomes Presidente do Instituto Informa

  • Sociólogo - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Mestre em Gestão – Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ)
  • Especialista em Comunicação Política – ECA (USP)
  • Doutor em Comunicação e Semiótica – PUC-SP
  • Membro da ESOMAR - European Society for Opinion and Marketing Research
  • Currículo Lattes CNPQ: Clique aqui
  • Ex-consultor internacional do ILANUD/ONU – Instituto Latino-americano das Nações Unidas para Prevenção do Delito e do Tratamento do Delinquente