A ÚLTIMA NOTÍCIA DO MARKETING!
Cristo, após a ressurreição, apareceu a dois seguidores que caminhavam para Emaús, distante 11 quilômetros de Jerusalém. Emparelhando com os seguidores no caminho, perguntou sobre o que conversavam. Não reconhecendo Cristo, eles responderam que conversavam sobre a última notícia. Cristo então indagou qual seria a última notícia. Indignados, responderam que se tratava da crucificação e morte de Cristo.
Muitos conceitos excepcionais nunca morrem. Alguns, renascem com outros nomes, em outras versões. Outros – quem sabe por ingenuidade de quem os apresenta – são trazidos como novidades, mas já existiam…
Herber Blumer (1900 – 1987) inaugurou o conceito de Interacionismo Simbólico, com premissas básicas que celebravam a interação entre as pessoas como processo de formação da opinião por intermédio de apreensões de significados sobre qualquer coisa no mundo.
Em alguns casos, conceitos clássicos são rejuvenescidos com novas técnicas e aspectos da(pós)modernidade. Exemplo disso é a última obra do pai do marketing, Philip Kotler, “Marketing 4.0”, que dá protagonismo aos processos de interação como vínculo entre o marketing tradicional e o digital. Embora não haja citação a Blumer, observa-se forte associação entre o conceito clássico e o dos “5 As” do caminho do público em Kotler: Assimilação, Atração, Arguição, Ação e Apologia.
Novidades são bem vindas, boas ideias também. Mas é interessante reconhecer que algumas dessas ideias já estavam entre nós há muito tempo, embora não as reconheçamos em uma primeira visada. Revisemos nossos baús. O passado tem muito a ensinar sobre o presente… e o futuro.