​BOLSO… MITO?

  • fabiogomesinforma |05 outubro, 2017

    Blog | Instituto Informa

    ​BOLSO… MITO?

    Homens, jovens, moradores de cidades  interioranas do Sudeste: perfil médio do eleitor de Bolsonaro. O conservadorismo extremado pela pregação da mudança através da força parece motivar esse  eleitor. Mas seria uma candidatura competitiva ou ocuparia posições por ausência de candidaturas com propostas mais claras no campo econômico e social? Proponho uma reflexão para que você construa a análise… Avaliamos o comportamento do eleitor em cinco dimensões em relação a candidaturas. Vamos a elas:

    1) Competência para o exercício: Na sua opinião, o eleitor brasileiro, em meio ao debate eleitoral, considerará Bolsonaro um bom gestor, líder de equipe de gestores?

    2) Competência para lidar no meio político: Como você avalia as habilidades do candidato para conversar com o Congresso?

    3) Sentimentos que desperta: o discurso do candidato desperta sentimentos alinhados à cultura brasileira? Agrada à maioria dos brasileiros?

    4) Imagem pessoal: Como está a imagem do candidato frente a tudo que ele defende e diz?

    5) Chance de vitória: Com base nos quatro itens anteriores, o eleitor brasileiro elegerá Bolsonaro?

    E aí? Bolsonaro é mito ou ocupa apenas um espaço eleitoral em razão de algumas ausências no jogo político?

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.