DESCAMINHOS DE MARKETING: ENCLAUSURADOS PELA DESOBEDIÊNCIA AO PROJETO
Início da segunda etapa da construção, o jovem engenheiro, ao final do dia, fora verificar os avanços da alvenaria. Um dos pedreiros teve a missão de levantar as paredes de um cômodo. Ao se aproximar do local, o engenheiro com o auxílio de uma pequena escada, alcançou o topo de 2.20m da parede e iniciou um diálogo com o pedreiro. Perguntou como fora o dia; o pedreiro, empolgado com seu trabalho, com brilho nos olhos, disse que correra tudo bem. O que se traduzia na perfeição de suas bem niveladas paredes. O engenheiro, constrangido, elogiando a perfeição da parede, fez uma pergunta definidora da qualidade geral do trabalho daquele dia: como o senhor sairá desse cômodo? Mãos na cabeça, constrangimento, medo de perder o trabalho, o profissional dedicado, reagiu com desespero ao esquecimento: porta e janelas do projeto não estavam ali, o cômodo era apenas tijolos.
O plano maior de um projeto de comunicação deve ser bem definido. A comunicação foi tomada por manufaturas que muitas vezes não estão alinhadas a um projeto, um objetivo claro a ser alcançado. Com o advento das redes sociais, muito da comunicação se limita a uma racionalidade funcional, mecânica, com maior aposta na força das ações do que na direção planejada. Observe se as ações de comunicação que conhece estão enclausuradas nos mecanicismos…