​DESCAMINHOS DE MARKETING: ENCLAUSURADOS PELA DESOBEDIÊNCIA AO PROJETO

  • fabiogomesinforma |05 setembro, 2017

    Blog | Instituto Informa

    ​DESCAMINHOS DE MARKETING: ENCLAUSURADOS PELA DESOBEDIÊNCIA AO PROJETO

    Início da segunda etapa da construção, o jovem engenheiro, ao final do dia, fora verificar os avanços da alvenaria. Um dos pedreiros teve a missão de levantar as paredes de um cômodo. Ao se aproximar do local, o engenheiro com o auxílio de uma pequena escada, alcançou o topo de 2.20m da parede e iniciou um diálogo com o pedreiro. Perguntou como fora o dia; o pedreiro, empolgado com seu trabalho, com brilho nos olhos, disse que correra tudo bem. O que se traduzia na perfeição de suas bem niveladas paredes. O engenheiro, constrangido, elogiando a perfeição da parede, fez uma pergunta definidora da qualidade geral do trabalho daquele dia: como o senhor sairá desse cômodo? Mãos na cabeça, constrangimento, medo de perder o trabalho, o profissional dedicado, reagiu com desespero ao esquecimento: porta e janelas do projeto não estavam ali, o cômodo era apenas tijolos.

    O plano maior de um projeto de comunicação deve ser bem definido. A comunicação foi tomada por manufaturas que muitas vezes não estão alinhadas a um projeto, um objetivo claro a ser alcançado. Com o advento das redes sociais, muito da comunicação se limita a uma racionalidade funcional, mecânica, com maior aposta na força das ações do que na direção planejada. Observe se as ações de comunicação que conhece estão enclausuradas nos mecanicismos…

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.