​OUTROS SEIS

  • fabiogomesinforma |15 setembro, 2017

    Blog | Instituto Informa

    ​OUTROS SEIS

    Outros seis elementos essenciais para a gestão de marcas políticas e mercadológicas devem receber atenção de quem pretende comunicar com eficiência, eficácia e efetividade. Listo a seguir contribuição derivada de inúmeras pesquisas comportamentais:

    1) Qual é o conteúdo do discurso dos defensores da marca? Os argumentos de indicação nascem da experiência e das percepções apreendidas da marca. A análise semiótica desses discursos é instrumento precioso para planejamento de ações comunicativas;
    2) E qual é o conteúdo do discurso dos críticos? De igual forma, a análise do discurso dos detratores é fundamental para construções retóricas de defesa da marca e para a conquista de novos públicos;
    3) Como seus concorrentes são avaliados? O mapa de percepções acerca dos concorrentes é fundamental para a guerra de percepções. É sempre bom lembrar que sua marca não esta só no tabuleiro… As mexidas de peças dos outros jogadores devem ser monitoradas.
    4) Como estão as microtendências de sua marca? Em tempos de cauda longa, é importante conhecer os múltiplos targets comportamentais. Ficar atento apenas aos grandes números pode ser o início de grandes problemas.
    5) Qual é o comportamento do time da marca? Se sua equipe não atende bem, se o discurso da equipe não está alinhado com o da marca, nenhuma publicidade dará jeito nisso!
    6) A gestão da marca no contato com os públicos é terceirizada sem monitoramento? A tendência da indústria é estar mais próxima do consumidor. Pesquisas nos pontos de venda (shopper marketing) e nas lojas próprias são as principais ações. Alô segmento de franquias: apenas publicidade para potenciais franqueadores não resolve a relação com o consumidor final!

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.