​QUANDO A ESTÉTICA, E SOMENTE ELA, É O QUE MAIS IMPORTA

  • fabiogomesinforma |28 setembro, 2017

    Blog | Instituto Informa

    ​QUANDO A ESTÉTICA, E SOMENTE ELA, É O QUE MAIS IMPORTA

    O marceneiro estava no balcão do bar. Em uma mão a pinga, produzida no Vale do Paraíba fluminense, celebrada por sua qualidade. Na outra, a inseparável carteira de couro, daquelas em que cabem muitas coisas. Um homem entrou no bar, enfurecido, trançava as mesas do salão repleto do clientes, aproximou-se do marceneiro, chamando-o pelo nome. O olhar assustado do marceneiro previa o que estava para acontecer: um murro no rosto com muita violência, a fúria do cliente insatisfeito. Marceneiro para um lado, pinga para o outro e a carteira deslizando pelo piso encerado do salão. O marceneiro, com semblante enfurecido, levantou-se e apressadamente correu atrás da carteira. Sem que soubessem o que fazer, os presentes procederam a uma gritaria geral e debandaram do bar. O agressor fez o mesmo ao perceber que o agredido pretendia usar o que estava na carteira. No salão vazio, o marceneiro abre a carteira apressadamente, olhando para os lados e retira o… pente. Tinha horror de ficar descabelado.

    Muitas marcas se dedicam ciosamente à aparência. Descuidam muitas vezes da reputação, composta por um conjunto amplo de atributos. A aparência é apenas um desses atributos. A melhor resposta para se recompor de uma demonstração de insatisfação não é um superficial ajeitar da aparência.

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.