1 de 10) COMO ESTÁ A REPUTAÇÃO DE MINHA MARCA?

  • fabiogomesinforma |11 setembro, 2017

    Blog | Instituto Informa

    1 de 10) COMO ESTÁ A REPUTAÇÃO DE MINHA MARCA?

    10 questões a que pesquisas devem responder antes do planejamento de comunicação política ou mercadológica.

    É muito comum, quando as coisas não vão bem, empresas e políticos, detentores de marcas, criarem atividades do tipo “tiros no escuro”, como se apenas um movimento qualquer resolvesse os problemas. É preciso ter em mente que sintomas derivam de causas, que devem ser tratadas com remédios apropriados. Resultados abaixo do esperado, queda nas receitas, baixos índices de aprovação são sintomas derivados de causas que devem ser tratadas.

    Um dos primeiros diagnósticos de marca é o de reputação. Uma espécie de “média ponderada” de factuais sobre a marca em sua história resulta na reputação. É ponderada pela gravidade dos factuais negativos ou sucesso dos factuais positivos. Na história da marca, a sequência de factuais consolida na memória coletiva, como construção social, a reputação da marca.

    Um factual grave da marca terá forte impacto nas primeiras semanas… sobretudo com as manifestações acaloradas das redes sociais. Mas, se a “média ponderada” de factuais da história da marca for positiva, reputação sólida, a recuperação da marca é mais provável.

    É a reputação da marca, como está em determinado contexto, o ponto de partida para entender sintomas indesejados. O seu diagnóstico é a primeira ação de um projeto de comunicação e marketing promissor.

    Assistam à minha entrevista no mundo corporativo da CBN sobre Reputação de Marcas: https://www.youtube.com/watch?v=vgrAwG6ynYU

     

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.