2/10) COMO OS PÚBLICOS AVALIAM A IDENTIDADE DE MINHA MARCA?

  • fabiogomesinforma |12 setembro, 2017

    Blog | Instituto Informa

    2/10) COMO OS PÚBLICOS AVALIAM A IDENTIDADE DE MINHA MARCA?

    10 questões a que pesquisas devem responder antes do planejamento de comunicação política ou mercadológica.

    Regra da incoerência, “faça o que digo, não faça o que faço” resume o conceito de identidade de marca. Os públicos comparam, sempre que podem e quando têm informações para isso, o que uma marca diz ser com o que percebem sobre a marca. Os problemas de identidade de marca são variados. Os principais circunscrevem as questões éticas e de posicionamento.

    Quanto à ética, tanto a política quanto o mercado alcançam problemas de identidade ao não entregar o que prometem. A promessa de uma marca, ao não ser entregue, torna-se um problema de identidade: má-fé. Por exemplo, políticos que se vendem como paladinos da moralidade encontram grandes barreiras em qualquer deslize, por menor que seja.

    O posicionamento de marca é outro desafio. Problemas ocorrem quando os planejadores de comunicação escolhem um posicionamento como se pudessem impor o que será construído coletivamente nas mentes dos públicos. É preciso entender como as pessoas reagem à apresentação de uma marca… como é… o que diz ser. Assim, com o diagnóstico das reações dos públicos àquilo que a marca comunica, é possível planejar as ações comunicativas, inclusive de posicionamento.

    O movimento de argumentação de uma marca é dialógico e deve contar sempre com uma visão clara de como a marca é percebida pelos públicos.

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.