A cidade de São Paulo agradece.

  • admin |04 fevereiro, 2020

    Blog | Instituto Informa

    A cidade de São Paulo agradece.

    São Paulo estava o inferno. Com 540 incêndios em muitas de suas 1.565 favelas, no período de 2008 a 2012, ano em que houve quase 3 incêndios por mês, 33 ao todo. Uns insistiam culpar a precariedade da urbanização e construção das moradias, outros apontavam para os interesses da especulação imobiliária; e os moradores das comunidades, que mais sofriam com a tragédia, se sentiam abandonados pela Defesa Civil.

    Em 2013, em São Paulo, o I Fórum Internacional de Segurança Humana da ONU demandou o estudo para subsidiar esta questão e as proposições de debates do assunto. Foram analisadas as propostas de técnicos especialistas, a visão da defesa civil e a opinião dos moradores, o que possibilitou hierarquizar os principais atributos para a prevenção e segurança contra os incêndios e outros eventos de maior ocorrência nas comunidades.

    Assim, por ordem de importância, foram apurados e relatados os elementos que se tornaram essenciais para as ações da Defesa Civil:

    1. Ações de busca e salvamento;

    2. Humanização do atendimento;

    3. Eficiência do atendimento;

    4. Atendimento emergencial;

    5. Assistência às vitimas de catástrofes: encaminhamento para hospitais, remanejamento para abrigos;

    6. Avaliação de danos causados por desastres;

    7. Atendimento no Centro de Comunicações;

    8. Rapidez no atendimento;

    9. Informações sobre Defesa Civil;

    10. Operação Chuvas de Verão (plano de organização para períodos de chuvas intensas).

    A cidade de São Paulo agradece o conhecimento adquirido sobre estes trágicos acontecimentos.       

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.