A ESTRATÉGIA NÃO PODE SER TERCEIRIZADA!
A prestigiada professora Cynthia A. Montgomery, ex-diretora da Unidade de Estratégia da Harvard Business School, parceira acadêmica de Michael Porter, tem currículo graúdo e autoridade no campo da estratégia em gestão. Em seu livro “O estrategista”, Montgomery alerta os líderes acerca dos perigos de terceirizar a elaboração e execução da estratégia da alta gestão, hábito muito comum entre os empreendedores brasileiros. A professora roga aos executivos que tragam a estratégia para as suas atribuições.
Em meio a tantas ofertas de serviços de gestão, a tentadora comodidade de delegar funções essenciais pode ser a razão de muitos percalços. A gestão vai muito além de controlar atividades terceirizadas como quem maneja um joystick.
Eu sei! É muito prático ter um guru para definir todas as direções estratégicas. Poupa trabalho, energia… além de se ter alguém para culpar em caso de falhas. Mas isso pode sair caro, sobretudo para os que delegam sem verificar os significados apreendidos pelos públicos nas experiências com o curso das estratégias adotadas. Não é à toa que os mais sábios dizem que “o porco engorda pelo olho do dono”!