A PUBLICIDADE TRAZ, MAS É A GESTÃO QUE FIDELIZA O CLIENTE.

  • fabiogomesinforma |19 junho, 2017

    Blog | Instituto Informa

    A PUBLICIDADE TRAZ, MAS É A GESTÃO QUE FIDELIZA O CLIENTE.

    Signos verbais, cores, formas, gestos… a comunicação da marca é multiforme. Empresas dedicadas à gestão de suas marcas estão cada vez mais atentas aos outros aspectos que comunicam além da publicidade mágica. Exemplo disso é a gigante McDonald`s. A empresa mudou sua forma de se relacionar com os clientes, passou da padronização mecânica a uma interação mais descontraída. Por meio de pesquisas, identificou-se que os clientes estavam incomodados com o mecanicismo no atendimento – os significados apreendidos no atendimento produziam uma reação negativa. O desafio da gestão foi criar uma reformulação do atendimento, um programa de treinamento denominado “cooltura de serviço” (referência ao termo cool). É uma mostra da necessária construção de diálogo com os consumidores: entendendo as reações para ajustar as ações.

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.