Aprendendo com o olhar dos gringos.
Como no conto “Rio de Janeiro, régua e compasso” a pesquisa gerou conhecimento atualizado sobre o mercado de turismo norte-americano, ampliado e estendido a todo o Brasil.
A Embratur já havia apurado junto aos cidadãos americanos, no censo americano de 2010, que a percepção geral do país sobre o destino Brasil era bastante limitada, fortemente vinculada aos estereótipos e informações comuns. O turista potencial do 2º mercado emissor de visitantes ao país não tinha informação sobre a variedade, riqueza e pluralidade de produtos, destinos e atrativos culturais, gastronômicos, históricos, urbanos e étnicos, nem das belezas naturais, ou das grandes cidades e de nossos recantos escondidos.
Por isso, em 2013, o primeiro cuidado do Informa foi levantar a percepção dos jornalistas americanos de turismo da grande imprensa e também a dos grandes, médios e pequenos operadores e agentes de turismo americanos.
A investigação visou subsidiar estratégias comunicativas de prospecção do Brasil como destino turístico, em todo o território americano.
Por intermédio dos operadores e agentes de turismo, foi traçado o perfil atualizado dos turistas americanos: suas demandas; o nível de conhecimento sobre o Brasil; as reais percepções sobre o país e acerca do turismo de lazer e de negócios; suas motivações e avaliações gerais.
Bem como, investigamos as expectativas e as percepções específicas dos turistas americanos durante sua viagem ao Brasil, e foi possível entender as suas solicitações mais comuns, desejos e reclamações feitas aos operadores e agentes, antes e depois da viagem deles ao nosso país.
A partir do olhar dos próprios americanos, a pesquisa conseguiu apurar como o Brasil se apresenta para eles nas matérias dos principais jornais de lá e nas suas agências de turismo, e, desse modo, proporcionou aos serviços de relações públicas brasileiros à visão que deveria pontuar a qualificação turística brasileira na comunicação.