Aprendendo com o olhar dos gringos.

  • admin |26 março, 2020

    Blog | Instituto Informa

    Aprendendo com o olhar dos gringos.

    Como no conto “Rio de Janeiro, régua e compasso” a pesquisa gerou conhecimento atualizado sobre o mercado de turismo norte-americano, ampliado e estendido a todo o Brasil.

    A Embratur já havia apurado junto aos cidadãos americanos, no censo americano de 2010, que a percepção geral do país sobre o destino Brasil era bastante limitada, fortemente vinculada aos estereótipos e informações comuns. O turista potencial do 2º mercado emissor de visitantes ao país não tinha informação sobre a variedade, riqueza e pluralidade de produtos, destinos e atrativos culturais, gastronômicos, históricos, urbanos e étnicos, nem das belezas naturais, ou das grandes cidades e de nossos recantos escondidos.

    Por isso, em 2013, o primeiro cuidado do Informa foi levantar a percepção dos jornalistas americanos de turismo da grande imprensa e também a dos grandes, médios e pequenos operadores e agentes de turismo americanos.

    A investigação visou subsidiar estratégias comunicativas de prospecção do Brasil como destino turístico, em todo o território americano. 

    Por intermédio dos operadores e agentes de turismo, foi traçado o perfil atualizado dos turistas americanos: suas demandas; o nível de conhecimento sobre o Brasil; as reais percepções sobre o país e acerca do turismo de lazer e de negócios; suas motivações e avaliações gerais.

    Bem como, investigamos as expectativas e as percepções específicas dos turistas americanos durante sua viagem ao Brasil, e foi possível entender as suas solicitações mais comuns, desejos e reclamações feitas aos operadores e agentes, antes e depois da viagem deles ao nosso país.

    A partir do olhar dos próprios americanos, a pesquisa conseguiu apurar como o Brasil se apresenta para eles nas matérias dos principais jornais de lá e nas suas agências de turismo, e, desse modo, proporcionou aos serviços de relações públicas brasileiros à visão que deveria pontuar a qualificação turística brasileira na comunicação.

     

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.