AS LUZES APAGADAS DA COMUNICAÇÃO

  • fabiogomesinforma |21 agosto, 2017

    Blog | Instituto Informa

    AS LUZES APAGADAS DA COMUNICAÇÃO

    Enquanto esperava ser chamado, servia-me da garrafa térmica de café que estava sobre a mesa da recepcionista. O ambiente simples, embora aconchegante, não traduzia a estrutura que estava atrás da porta por onde entravam os funcionários. Ao ser chamado, acompanhei o assessor do presidente da instituição, passando pelo grande corredor para onde se voltavam as salas de trabalho envidraçadas. Enquanto andava, observava as equipes de trabalho e lia o departamento correspondente a cada sala nas placas cravadas nas portas. Das muitas salas, uma me chamou mais a atenção… vazia e com as luzes apagadas. Tratava-se do departamento de comunicação.
    Em quantas instituições, empresas, governos, essa realidade -literal ou metafórica – aplica-se? Em momentos de crise, o primeiro corte costuma ser o da comunicação. Nas agências de publicidade, o planejamento é o que mais corre riscos em tempos de aperto – e a comunicação se volta mais para ações em voo cego.
    Em tempos de crise, a comunicação pode ser responsável por retomadas… mas, infelizmente, é a primeira luz a se apagar… e, em muitos casos, essa atitude promove o apagar de outras luzes.

     

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.