CHINA VEM COM TUDO: DA INFRAESTRUTURA À SUPERESTRUTURA

  • fabiogomesinforma |13 junho, 2017

    Blog | Instituto Informa

    CHINA VEM COM TUDO: DA INFRAESTRUTURA À SUPERESTRUTURA

    Os chineses impactaram a cadência de investimentos internacionais no Brasil. Apenas em 2017, planejam investir US$ 20 bi em infraestrutura (energia, transporte, agronegócio). A inspiração marxista da república socialista da China influencia estratégias de conquistas… capitalistas. A China está interessada também em investir em comunicação, um dos elementos fomentadores das “representações mentais”, nos termos de Marx.
    O investimento em comunicação tem por objetivo ampliar a influência da China nos discursos correntes em outros países. No comando do Brics (bloco composto por Brasil, Rússia, China e África do Sul), a China lançou na última semana pacote de cooperação comunicativa entre os veículos desses países. Influência em comunicação pode promover outros impactos nas esferas política, jurídica, religiosa, além de produções ideológicas. Resta saber como será essa atuação da China nos meios de comunicação: presença ou dominação?

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.