COMPLIANCE, A NOVA ARMA DAS MARCAS.

  • fabiogomesinforma |06 junho, 2017

    Blog | Instituto Informa

    COMPLIANCE, A NOVA ARMA DAS MARCAS.

    O provérbio “À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta” traz uma boa reflexão para os tempos atuais, com abundantes crises de imagem que vitimizam governos e empresas. Os serviços de Compliance tiveram demandas aumentadas desde a Lei Anticorrupção (2013) e impulsionadas pela Lava Jato. Expertise das consultorias, com serviços que variam entre R$ 50 mil e R$ 3 milhões, a prática do Compliance é uma demanda forte do mercado. O escândalo da JBS estimula um novo comportamento dos consumidores: evitar a compra de produtos originados de empresas com movimentação financeira espúria.
    Em tempos de sociedade líquida, nos termos de Zygmunt Bauman, com informações velozes e relações mais frágeis entre consumidores e marcas, o Compliance deve ser uma prática publicizada como atributo da identidade da marca. As empresas/marcas devem ser e parecer honestas.

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.