CONDENAÇÃO BILIONÁRIA CONTRA A GOOGLE PODE IMPACTAR AS GIGANTES DA WEB

  • fabiogomesinforma |29 junho, 2017

    Blog | Instituto Informa

    CONDENAÇÃO BILIONÁRIA CONTRA A GOOGLE PODE IMPACTAR AS GIGANTES DA WEB

    Com um click, o mundo nas próprias mãos. Uma verdadeira revolução que eliminou muitos hábitos, ações comerciais e que tirou das estantes muitas enciclopédias (os nascidos antes de 1980 devem lembrar dos vendedores da Barsa). Os buscadores da internet facilitam qualquer pesquisa, mas a confiança nos resultados é fundamental para quem consulta.
    A Google avançou a partir das buscas para um portfólio de produtos diversos. A empresa lidera com folga o “segmento” de buscas, mas tem concorrentes parrudos para outros produtos. E aqui reside um grande problema: ao se buscar no navegador Google um serviço que a empresa oferece, os concorrentes aparecem com menor destaque. Configuram-se, assim, intrigantes conflitos de interesse de uma empresa que é essencialmente voltada ao serviço de busca na internet, mas tem outros nichos de atuação.
    A União Europeia considerou ilegal essa atividade da Google, pelos parâmetros da legislação antitruste, que se destina a punir práticas anticoncorrenciais. Pelo “abuso de posição dominante”, a União Europeia multou a Google em 2,4 bilhões de euros. Essa condenação é um alerta para as empresas de tecnologia. E muitas mudanças podem entrar em curso…

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.