EFEITOS SOCIAIS QUE EMBEBEDAM
Para quem observa a uma certa distância, a cena é facilmente decifrável. O bêbado, percorrendo a rua aos prantos, lamenta o fato de uma de suas pernas ter encolhido. Com um pé na calçada e outro na rua, não percebia que seu erro causava o sofrimento… não havia nada errado com o tamanho de suas pernas.
Muitos estão prontos para agir, já nas primeiras horas do dia. Caçadores de polêmicas, pertencentes a minorias hostilizadas, ociosos, barraqueiros, muitos perfis alimentam conteúdos diversos das redes sociais, seja qual for a motivação: nobre ou indigna, perene ou fugaz. Todo dia, uma batalha dos que se embebedam por convicções bélicas, embates altamente improdutivos e produção de cisões sociais.
E, nessa toada, prega-se a condição de país dividido. Fomenta-se a guerra entre polos extremos. E muitos lamentam o ambiente hostil que divide quem deveria estar junto, que fissura amizades, que cria muros imaginários, lembrando muros físicos derrubados com muito custo. É o andar do embebedado, que lamenta o infortúnio produzido pela distração. A sobriedade pode nos mostrar que não há nada tão grave que afete a boa convivência dos brasileiros.