ESTARIA A REPUTAÇÃO DA BRF INTACTA NAS CAMADAS MAIS POPULARES?
Após constatação de prejuízos milionários resultantes da Operação Carne Fraca, a BRF apresenta como saída a criação de uma marca mais popular. A terceira marca (além de Sadia e Perdigão) terá a missão de retomar resultados positivos. A decisão da BRF seria inspirada em uma avalição de que consumidores mais populares não são influenciados pelos escândalos? Os consumidores estão cada dia mais informados, e as classes mais populares receiam os desperdícios de recursos já escassos com compras equivocadas. A reputação de uma marca para esse target deve receber atenção especial das empresas. Embora a BRF não se dedicasse a esse público antes dos escândalos, a estratégia de atender a esse segmento pode ser promissora – desde que se aplique o cuidado com a comunicação atual para o novo segmento. A identidade da nova marca deverá ser construída com discurso bem estruturado, sem atalhos, considerando que esse público está bem atento à qualidade do que consome. A BRF poderá iniciar a construção da nova marca revendo os discursos de suas motivações, a começar pelo vice-presidente de negócios, que declarou, em entrevista recente, que “a terceira marca terá função de otimizar melhor a cadeia, permitindo melhor aproveitamento de sobras de matéria-prima.” (O Globo, 12.8.2017).