EXAME DAS AÇÕES PUBLICITÁRIAS

  • fabiogomesinforma |18 agosto, 2017

    Blog | Instituto Informa

    EXAME DAS AÇÕES PUBLICITÁRIAS

    Matéria da revista de negócios Exame, em sua edição de aniversário dos 50 anos (edição de 2/8/2017), bate forte nas agências de publicidade. Sem a intenção de criar teorias conspiratórias, revistas de negócios estão mais próximas das consultorias do que de agências de publicidade. Em que pese o duelo de titãs entre agências e consultorias pelas contas de publicidade das empresas, a Exame, indiretamente, coloca as consultorias em posição confortável.

    Cabe salientar, no entanto, que a matéria, apesar de dura, não exagera ao relatar os métodos viciados das agências de publicidade. Mas avalia de forma míope a relação entre públicos e ações publicitárias… como se houvesse no Brasil apenas a geração X (os nascidos nos anos 60 e 70).

    Os estudos que compõem a matéria já foram apresentados para um público de 700 pessoas em São Paulo;  na sequência, farão apresentações em  outros lugares… Não é apenas uma matéria: está mais para uma campanha antiagências.

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.