EXPERIÊNCIA E COMUNICAÇÃO

  • fabiogomesinforma |22 agosto, 2017

    Blog | Instituto Informa

    EXPERIÊNCIA E COMUNICAÇÃO

    A pesquisa qualitativa retratou a experiência e as percepções dos usuários de uma rede de serviços. Entrevistas em profundidade realizadas logo após o atendimento buscavam encontrar fatores que influenciavam a satisfação em cinco dimensões avaliativas. Conclusão interessante apontou para um problema de comunicação: o usuário de cada unidade estava satisfeito com os serviços; mas, quando sondado quanto à percepção sobre a rede de unidades prestadoras, considerava péssima. Diziam os entrevistados que, por grande sorte, moravam perto da única unidade com bom atendimento. E, em todas as unidades, essa avaliação se repetia: todas as unidades eram consideradas únicas em qualidade frente a um ruim sistema de unidades.
    Muitas vezes o usuário tem uma boa experiência com um serviço, mas não conhece a avaliação dos usuários do mesmo serviço em outras unidades. Somando isso a problemas de comunicação, têm-se muitos observadores de árvores que não observam a floresta. É papel da comunicação informar a experiência de outros usuários… a opinião dos outros é um dos mecanismos de formação de opinião de cada um.

     

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.