IDENTIDADES DOS CONSUMIDORES

  • fabiogomesinforma |04 julho, 2017

    Blog | Instituto Informa

    IDENTIDADES DOS CONSUMIDORES

    Tudo funciona bem na pia de mármore carcomida pelo uso no tempo. Cuidada com apreço pela aposentada de 65 anos pertencente à classe social B, a casa na região central de uma cidade interiorana da Zona da Mata mineira mantém as características de sua construção dos anos 80.
    A bancada de granito, feita com pedra natural, lisa e homogênea, com emendas imperceptíveis, peça única que envolve inclusive a cuba. Produto da arquitetura moderna, o apartamento de alto padrão na Capital Paulista pertence a um empresário, Classe AA, que define os itens de consumo do domicílio.
    Nas duas pias, a mesma marca de detergente. Com padrões de consumo tão díspares, pontos comuns de contato.
    Decifrar comportamentos dos consumidores não é tarefa fácil. Por vezes, é tão complexa que o atalho pode ser o caminho dos analistas preguiçosos. As fórmulas mágicas, que uniformizam os consumidores, são conveniências para quem as oferece e para muitos que as compram.
    O universo de consumidores singulares é plural. As leis universais que uniformizam os consumidores pela indução são determinadas por analistas que abriram mão da dedução como reflexão científica para se compreender o comportamento humano. Podem-se deduzir comportamento de grupos de consumidores – agrupados com características comuns. O planejamento de marketing para targets específicos de consumidores pode ser preciso, quando estudado o grupo alvo da ação.
    Toda ação de marketing que se pretende bem-sucedida deve contar com estudos do perfil que se quer alcançar. Os consumidores são singulares e se agrupam por características comuns. Fórmulas generalistas do tipo “a alma do consumidor” são fáceis de entender, mas frágeis para aplicar.

     

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.