IMPORTÂNCIA DOS DADOS CENSITÁRIOS PARA QUALQUER PLANEJAMENTO

  • fabiogomesinforma |14 agosto, 2017

    Blog | Instituto Informa

    IMPORTÂNCIA DOS DADOS CENSITÁRIOS PARA QUALQUER PLANEJAMENTO

    Ao entrar na sala do apartamento, em um bairro nobre de uma importante Capital, o conhecido clima de campanha política não estava presente. O grupo de notáveis da cultura, cinema, literatura aguardava as minhas  considerações sobre a campanha ao Senado. O candidato, figura extraordinária da história política brasileira, lançou o tema principal da reunião: “Queremos o voto da ‘norma culta’. É com ele que venceremos!”. Fazia referência aos eleitores altamente escolarizados e apreciadores da boa performance linguística – apostava nos efeitos da qualidade de seus textos e discursos. Lançado o desafio, os notáveis que compunham o núcleo de pensamento daquela pré-campanha dirigiram a atenção para o parecer inicial. Com base nos microdados do IBGE, fui direto ao ponto: “o grupo escolhido como público-alvo representa um contingente eleitoral reduzido. Para a eleição ao Senado, será preciso alcançar outros segmentos”. A campanha seguiu, sem votação expressiva, mas com uma experiência marcante na convivência com aqueles notáveis.
    Os objetivos devem ser alinhados com os públicos que se deseja alcançar. Muitos planejamentos projetam metas sem considerar  as possibilidades de execução, as identidades e tamanhos dos públicos. O primeiro passo de um planejamento eficaz para alcance de pessoas, votos, vendas, adesão sempre será uma boa leitura dos dados censitários do IBGE.

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.