Internet: uma ponte entre os jovens dos bairros nobres e dos subúrbios.
Este caso sintetiza uma pesquisa nacional de 2007, que aponta como a internet se tornou a grande ponte para conectar a juventude dos bairros ricos das cidades com o das periferias. Bem ao contrário do clássico estudo “Os Dois Brasis”,do sociólogo francês Jacques Lambert, que na década de 50 apontou a separação existente entre as cidades brasileiras já industrializadas em oposição à precariedade de nosso interior rural.
As respostas dos jovens de todas as regiões do país indicaram na investigação o que também começava a ocorrer em todo mundo, e aqui no Brasil foi constatado nas manifestações de junho de 2013: a força aglutinadora da revolução comunicacional da internet, via telefonia móvel celular e redes sociais.
A geração que nasceu na década de 90 em ambiente tecnológico avançado, denominada G90, desde os primeiros anos viveu num mundo no qual as gerações anteriores tiveram de aprender a conviver. Assim, com os recursos da rede indelevelmente integrados ao seu cotidiano social, a existência é impensável sem internet.
Esta vivência gerou as características mais marcantes da G90: a busca de liberdade e autonomia e a valorização da família e da amizade, as quais, na velocidade a que se habituaram, recorrem para tomar decisões. A condição crescente de acesso via banda larga é o principal fator estrutural de convergência das pessoas e cria os laços fortes de relacionamento potencializados pela facilidade de conexão.
Ou seja, com a internet, a convivência intersubjetiva, antes limitada à escola e ao bairro, tornou-se mais intensa e ampla para todos os jovens, superando as diferenças da condição sócio-econômica e do lugar de moradia. O CEP foi definitivamente abolido. As relações dialógicas e de acesso à informação universalizaram-se e a internet tornou-se a mídia social de produção imaterial ilimitada, que atende democrática e indistintamente a todas as pessoas. É por essa ponte tecnológica que os jovens se liberam de muitos entraves culturais e sociais para experimentar sua alegria de viver.