JBS: DAS PEQUENAS NUVENS ÀS GRANDES TEMPESTADES

  • fabiogomesinforma |31 maio, 2017

    Blog | Instituto Informa

    JBS: DAS PEQUENAS NUVENS ÀS GRANDES TEMPESTADES

    Grandes tempestades podem começar com pequenas nuvens. Além do grande escândalo de (ab) uso de dinheiro público, a JBS mostrou pequenas nuvens antes da tempestade dos últimos tempos. Não apenas a JBS, mas também a BRF, sua maior concorrente brasileira, sentiram o impacto da recessão econômica – salientando que a receita líquida da JBS foi quatro vezes maior do que a de sua concorrente em 2016. Entre 2015 e 2016, JBS e BRF Cresceram 4,5% em receita líquida, mas amargaram 92% de redução de lucro líquido. No entanto, no que tange ao investimento em comunicação, a BRF aumentou 14,7%, enquanto a JBS reduziu 26,1%: mais uma mensagem com uma pequena nuvem? Mas o impacto da campanha Friboi em 2015 parece ter dado resultados … para uma agência de publicidade da JBS, uma LEW`LARA \ TBWA, que aumentou o faturamento entre 2015 e 2016 em 31,9%.

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.