JBS ESCONDE A MARCA MACULADA, MAS NÃO É ASSIM QUE SE RESOLVEM PROBLEMAS COM A REPUTAÇÃO.

  • fabiogomesinforma |21 junho, 2017

    Blog | Instituto Informa

    JBS ESCONDE A MARCA MACULADA, MAS NÃO É ASSIM QUE SE RESOLVEM PROBLEMAS COM A REPUTAÇÃO.

    A marca “Do Chef Friboi” agora é vista nas bandejas de carnes nos principais pontos de venda como apenas “Do Chef”. O “fenômeno” pode ser observado também com a marca “Maturatta”, antes “Maturatta Friboi”. Os recursos financeiros superlativos gastos com celebridades e campanhas publicitárias espetaculosas foram pelo ralo após o envolvimento da JBS em escândalos. A tentativa de esconder a marca maculada parece receber atenção especial dos estrategistas de marketing da empresa. A crise de reputação, no entanto, não será resolvida com remendos e jeitinhos. O consumidor está mais interessando na mudança de postura dos líderes da empresa do que na mudança de rótulos das embalagens. A reconquista da confiança pode demorar, ou pode até não ser alcançada; mas, qualquer que seja a solução, ela não será fruto de mágicas e malabarismos publicitários. Gestão de reputação é coisa séria!

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.