MARKETING DIGITAL: CONVENIÊNCIA, CUSTOS BAIXOS E OS RESULTADOS DUVIDOSOS.

  • fabiogomesinforma |07 junho, 2017

    Blog | Instituto Informa

    MARKETING DIGITAL: CONVENIÊNCIA, CUSTOS BAIXOS E OS RESULTADOS DUVIDOSOS.

    Chama atenção a afirmação de Sridhar Ramaswamy, vice-presidente de anúncios do Google, em recente entrevista ao M&M: “Nos últimos cinco anos, as opções para anunciantes se espalharam, e isso criou um grau de confusão porque não é fácil para eles decidir como otimizar campanhas entre esses canais e como validar os resultados. À medida que o digital se torna mais prevalente para os consumidores, surge o desafio de amarrar o comportamento do consumidor on-line e off-line.”.
    Se, para um dos maiores detentores de tecnologia de ponta do planeta, os indicadores de performance de ações comunicativas on-line são um desafio, é possível imaginar como é difícil e desafiadora essa tarefa no âmbito das pequenas e médias empresas de tecnologia que oferecem esses serviços para as marcas.
    Mas não é o que parece… Os vendedores de indicadores apresentam soluções mágicas como quem domina o mundo on-line. Medir reações dos públicos é fundamental. A comodidade e os custos baixos dos métodos comoditizados são tentadores, no entanto os resultados entregues, marcados por alta vulnerabilidade, geram muitas dúvidas. O mundo digital ainda é um terreno pantanoso. E os anunciantes buscam indicadores mais concretos.

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.