MERCADO DE COMUNICAÇÃO: UM NOVO FAZER PARA RESULTADOS DIFERENTES.

  • fabiogomesinforma |02 junho, 2017

    Blog | Instituto Informa

    MERCADO DE COMUNICAÇÃO: UM NOVO FAZER PARA RESULTADOS DIFERENTES.

    Assim definiu Albert Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”. A tecnologia muda o mundo constantemente. Práticas e comportamentos de consumo não são hoje os mesmos de ontem e serão diferentes amanhã. Acomodação, resistência à mudança, posições impotentes ante a força da tecnologia devem render-se aos novos tempos. Com novos hábitos, inovações em estímulos revolucionam o mercado de comunicação. As demandas por resultados exigem uma abordagem de marketing como conta de receita e não apenas de custo. Novos comportamentos, novas reações, outros resultados requerem um novo fazer no mercado de comunicação e marketing.

    Em resposta às grandes mudanças, o mercado publicitário se transforma. O investimento em publicidade digital já representa mais de 30% (25% somente para Google e Facebook) do mercado mundial de comunicação. De todo o investimento em publicidade, TV recebe 40%; jornais, revistas e rádio somam cerca de 20%. As empresas estão inovando na forma de monitorar as reações dos públicos: o investimento em business intelligence (BI) e analytics já alcança o correspondente a 5% de todo o mercado publicitário mundial.

    Novo fazer, novas formas de medir. O mercado publicitário não alcançará outros resultados com o modelo ultrapassado que ciosamente insiste em defender nas últimas décadas. É preciso inovar e dar resposta às cobranças por resultados financeiros, tão demonizadas pelos publicitários. Por outro lado, o oportunismo dos produtores de indicadores frágeis , com mudanças repentinas a cada dia, não colabora substancialmente com o novo fazer demandado. Análises comportamentais com base nas ciências humanas e sociais, adensadas com ferramentas tecnológicas, são os fundamentos de um fazer novo e promissor no mercado de comunicação.

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.