NEGÓCIOS CONECTADOS QUE PODEM DESCONECTAR CONSUMIDORES
O senhor nascido na década de 40 não paga suas contas pela internet; mas, em um dia desses, foi convencido a verificar extrato bancário pela tela do computador. Os consumidores estão, a cada dia, incorporando novas rotinas e percebendo os benefícios do uso da tecnologia. Pouco a pouco, hábitos das novas gerações são absorvidos pelas anteriores. Exemplo disso, os bancos avançam de tal forma que planejam encerrar atividades de muitas agências físicas.
A transformação digital nas empresas é espetacular! Mas é preciso pensar nos limites de sua aplicação. O uso de ferramentas tecnológicas para analisar comportamentos dos consumidores é importante, mas tem limitações. O relacionamento robótico nos canais de atendimento (site e telefone) podem resolver muitos problemas, mas criar outros. As ações generalistas nas redes sociais, comoditização de ações comunicativas, são perigosas para a identidade de marca.
A tendência de transformar tudo no marketing em ações em escala é temerária. Muitas análises “artesanais” são fundamentais – cuidados essenciais para compreender os significados que os consumidores apreendem na relação com a marca. A comodidade tecnológica pode esfriar a relação do consumidor com a marca. Empresas conectadas em tudo podem desconectar consumidores.