O IDIOMA DA VENDA E O DA GARANTIA

  • fabiogomesinforma |08 agosto, 2017

    Blog | Instituto Informa

    O IDIOMA DA VENDA E O DA GARANTIA

    Ouvi, de uma fonte confiável, que estrangeiros conhecidos do varejo paulistano apresentam boa performance comunicava ao atender clientes no momento da venda. Mas, caso o produto apresente defeito, retornando o cliente ao ponto de venda, estranhamente o vendedor apresenta sérias dificuldades na compreensão do nosso idioma.
    Em outras circunstâncias, mas com propósitos semelhantes, o atendimento pós-venda é sofrível em vários processos de compra. A empatia e a cordialidade do vendedor não são, muitas vezes, experimentadas em eventos de troca de produtos defeituosos.
    É preciso entender que esses comportamentos empresariais marcam consumidores e os impulsionam a ferir gravemente a reputação institucional. A insegurança sobre a garantia de bom atendimento pós-venda é um dos fatores que mais determinam uma decisão de compra. O idioma da venda deve ser o da pós-venda!

     

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.