OS PERCALÇOS DAS HAVAIANAS DE JOESLEY BATISTA

  • fabiogomesinforma |11 julho, 2017

    Blog | Instituto Informa

    OS PERCALÇOS DAS HAVAIANAS DE JOESLEY BATISTA

    Luiz Fernando Guimarães, encenando uma espécie de paparazzi, flagrava celebridades com Havaianas nos pés. A estratégia era remover estigmas de produto popular e alcançar consumidores de outras classes sociais. Mas não fora a primeira ação comunicativa de impacto das sandálias que têm o status da marca brasileira com maior sucesso no exterior. Com bordão formado pelo trio de orações negativas – “não deforma, não solta as tiras e não tem cheiro” -, Chico Anysio foi o precursor da publicidade das sandálias, lançadas na década de 60, inspiradas nas Zori (sandálias japonesas).
    Atualmente, com mais de 400 lojas no Brasil e mais de 100 no exterior, a Havaianas faturou cerca R$ 4 bilhões e vendeu 250 milhões pares de sandálias em 2016. Com tanto sucesso, o estigma a ser eliminado agora é outro: sair das mãos de empresários que estão entre os mais rejeitados do país. Os irmãos Batista estão em tratativas para vender a Alpargatas, empresa detentora da marca Havaianas. Muitas amarras tornam as negociações complicadas. Com a reputação que a marca alcançou, a conclusão das negociações e a transferência para um grupo que não frequenta páginas policiais (e políticas) já será a solução de que o nome Havaianas precisa para seguir a sua história de sucesso.

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.