PARECER DE GAMALIEL E A CENA POLÍTICA BRASILEIRA.

  • fabiogomesinforma |02 agosto, 2017

    Blog | Instituto Informa

    PARECER DE GAMALIEL E A CENA POLÍTICA BRASILEIRA.

    Notável escriba, o rabino Gamaliel, doutor da Torá, foi a principal autoridade do Sinédrio em meados do século I. Ao receber no conselho do Sinédrio um grupo de seguidores de Cristo, sugeriu aos outros conselheiros que os deixassem ir. Argumentou que outros movimentos de seguidores se dispersaram após a morte do líder. Uma vez que Cristo não estava mais entre os homens, se não fosse ele realmente o filho de Deus, os seus seguidores seriam dispersos como nos outros movimentos – analisou Gamaliel. A síntese do parecer de Gamaliel é: o tempo dirá!

    No cenário político de nossos dias, muitas dúvidas são laçadas sobre grupos, ações, movimentos. As dúvidas perpassam tanto as intenções quanto os resultados: se seriam ou não bons para o Brasil…
    Os traumas de um novo afastamento presidencial como justificativa para as artimanhas palacianas com vistas à manutenção do poder…
    A postura regimental do Presidente Rodrigo Maia e a desconfiança sobre o conflito de interesse (de ser presidente)…
    O titubeio dos tucanos, entre o bônus dos cargos e o ônus argumentativo para 2018…
    O teatro petista da luta pela queda e a torcida para manutenção do “quanto pior, melhor para 2018″…
    O pragmatismo da Globo na onipresença do discurso esquerdista de Molon…
    As possibilidades semânticas nos planos do deputado que homenageou Temer com uma tatuagem…
    As flechas que virão, produzidas com os bambus que ainda restam a Janot…
    A surpreendente entrevista de Renan Calheiros, em que o senador revelou sempre ter sido um político de esquerda (Alagoas é um dos estados que Lula está muito bem)…
    Quais são as intenções? O que será melhor para o Brasil? O que ficará de pé? O que se dissipará? O TEMPO DIRÁ!

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.