PESQUISA: A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES INTERPESSOAIS (PARTE 2 DE 4)

  • fabiogomesinforma |18 julho, 2017

    Blog | Instituto Informa

    PESQUISA: A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES INTERPESSOAIS (PARTE 2 DE 4)

    Não se pode negar o poder simbólico de outras formas de interação. A alteridade, percepção que o consumidor tem sobre o comportamento dos outros consumidores, tem grande impacto nos processos decisórios. Retratamos, no entanto, mais a interação interpessoal, que se refere ao relacionamento cotidiano com um influenciador com o qual o consumidor costuma se comunicar. Embora não seja possível descartar outras formas de interação e influência, as interações domésticas se mostram, minimamente, como confirmadoras de outras interações. Outro ponto de destaque: de uma forma geral, 57,5% dos consumidores são influenciados no consumo por alguém com quem se comunicam frequentemente; entre os que não usam rede social, o índice é bem maior, chegando a 67% na RM-RJ, o que subsidia as ações com os “consumidores off-line”.
    O tipo de produto impactado pelas relações interpessoais encontra distinções nas duas regiões estudadas. Na RM-SP, o destaque está em vestuário/calçados, em higiene e beleza e em eletroeletrônicos. Para a RM-RJ, o nicho de alimentos e bebidas e o de tecnologia ganham relevo.
    Os resultados mostram outra constatação importante: o segmento “shopper/consumer”, composto por aquelas pessoas que compram as marcas e produtos que consomem, interage menos com influenciadores do que o segmento “consumer”, composto por aqueles que escolhem marcas e produtos comprados por terceiros. Nas duas regiões, o grupo “shopper/consumer” apresenta índice de interação com algum influenciador na casa dos 50%, enquanto o segmento “consumer” apresenta o indicador na casa dos 70%.

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.