PESQUISA: GÊNERO E INTERAÇÃO (PARTE 3 DE 4)

  • fabiogomesinforma |19 julho, 2017

    Blog | Instituto Informa

    PESQUISA: GÊNERO E INTERAÇÃO (PARTE 3 DE 4)

    Gênero e interação

    grafigo genero

    As conversas com pessoas próximas como ferramentas de auxílio no consumo, entendidas aqui como “interações interpessoais”, estão presentes no cotidiano da maioria dos consumidores nas regiões estudadas. Homens e mulheres das duas regiões apontam a interação interpessoal como importante para o consumo. No entanto, na RM-RJ, o resultado geral é explicado por uma distinção entre homens e mulheres, diferença que não é observada na RM-SP. Os homens da RM-RJ são os que mais interagem para orientar a escolha de marcas e produtos. Já entre as mulheres dessa mesma região, a interação interpessoal é menos presente nas relações de consumo.

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.