PESQUISA: INTERAÇÃO E RENDA FAMILIAR (PARTE 4 DE 4)

  • fabiogomesinforma |20 julho, 2017

    Blog | Instituto Informa

    PESQUISA: INTERAÇÃO E RENDA FAMILIAR (PARTE 4 DE 4)

    grafico renda

    Renda familiar e interação

    Nas duas regiões, os consumidores com menor renda familiar são os que menos interagem para auxiliar escolhas de consumo, sendo as limitações do orçamento doméstico um possível limitador do impacto das interações. As faixas de renda que mais interagem são distintas nas duas regiões pesquisadas. Na RM-RJ, os mais influenciados pela interação são os consumidores com renda familiar acima de 5 salários mínimos. Já na RM-SP, os consumidores com renda entre 2 e 5 salários mínimos são os que mais admitem a influência da interação na escolha de marcas e produtos.

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.