QUANDO AS FRANQUIAS PODEM PREJUDICAR FRANQUEADORES

  • fabiogomesinforma |31 julho, 2017

    Blog | Instituto Informa

    QUANDO AS FRANQUIAS PODEM PREJUDICAR FRANQUEADORES

    O filme “Fome de Poder” (The Founder) conta a história dos irmãos Richard e Maurice McDonald e do McDonald`s. Ao abrirem uma lanchonete com métodos revolucionários de produção e atendimento, conquistaram a pequena cidade de Arcadia (Califórnia) na década de 40. Os irmãos não ambicionavam o modelo de franquias, mas foram convencidos por Ray Kroc, um ambicioso visionário que já havia tentado sucesso em outros negócios sem êxito. Ray Kroc lançou um modelo de franquias do McDonald`s, que evoluiu a franquias com locação de imóveis para instalação das lanchonetes McDonald`s. Ray Kroc, aproveitando as fragilidades contratuais, traiu os irmãos Richard e Maurice, que perderam tudo, inclusive a propriedade da marca McDonald`s. Pressionados e sem alternativas, os irmãos tiveram de passar a propriedade da marca e questionaram a razão pela qual Ray Kroc simplesmente não copiara o modelo e abrira sua própria empresa, ao que Ray Kroc respondeu que a marca McDonald`s tinha um grande potencial.
    A história de traição do McDonald`s tem muito a ensinar. Um dos temas tem a ver com as franquias nos modelos atuais. Muitos empreendedores se dedicam à gestão da marca para potenciais franqueadores, esquecendo-se da importância da gestão da marca para os consumidores. Dedicados controladores de taxas e royalties esquecem que os resultados financeiros não são os únicos resultados que devem importar para uma marca que se pretende duradoura. A gestão da marca para os consumidores é papel de franqueados e franqueadores, mas é aconselhável que os franqueados tomem as rédeas e o controle dessa importante missão.

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.