Quem mora longe quer atenção e respeito.
Em junho de 2013, as manifestações públicas tomaram conta do país. Todo mundo sabe que tudo começou com o aumento das passagens em S. Paulo e se expandiu nacionalmente. Mobilidade urbana. Este é um ponto nevrálgico que a administração pública brasileira tem de resolver.
Em 2010, tínhamos ido a campo pesquisar detalhadamente toda a complexidade da opinião pública sobre o transporte no Estado do Rio de Janeiro. Tratava-se de entender a opinião de todos os públicos: usuários; não usuários; operadores do transporte; servidores.
Quanto à eficácia dos serviços apurou-se o grau de atenção e respeito dispensados ao usuário; a atuação da fiscalização; a atenção e o ordenamento dos serviços; o que leva a opinião pública (não usuários) a utilizar outro meio de transporte, principalmente o individual; as percepções sobre os serviços oferecidos; as barreiras que interferem no desempenho profissional dos operadores; os desafios em atender o usuário do transporte público; os benefícios; o programa de cargos e salários; a organização do trabalho; e, a infra-estrutura do sistema.
Desse modo, foram levantados dezenas de atributos definidores da reputação e da qualidade dos serviços de transporte público que, sem dúvida, na percepção de todos é o principal desafio. Os discursos correntes sobre o sistema de transporte no RJ (presentes nas redes sociais, imprensa e publicidade do governo) também foram comparados com o discurso dos usuários, sendo apontadas às correções necessárias.