Quem mora longe quer atenção e respeito.

  • admin |26 março, 2020

    Blog | Instituto Informa

    Quem mora longe quer atenção e respeito.

    Em junho de 2013, as manifestações públicas tomaram conta do país. Todo mundo sabe que tudo começou com o aumento das passagens em S. Paulo e se expandiu nacionalmente. Mobilidade urbana. Este é um ponto nevrálgico que a administração pública brasileira tem de resolver.   

    Em 2010, tínhamos ido a campo pesquisar detalhadamente toda a complexidade da opinião pública sobre o transporte no Estado do Rio de Janeiro. Tratava-se de entender a opinião de todos os públicos: usuários; não usuários; operadores do transporte; servidores.

    Quanto à eficácia dos serviços apurou-se o grau de atenção e respeito dispensados ao usuário; a atuação da fiscalização; a atenção e o ordenamento dos serviços; o que leva a opinião pública (não usuários) a utilizar outro meio de transporte, principalmente o individual; as percepções sobre os serviços oferecidos; as barreiras que interferem no desempenho profissional dos operadores; os desafios em atender o usuário do transporte público; os benefícios; o programa de cargos e salários; a organização do trabalho; e, a infra-estrutura do sistema.

    Desse modo, foram levantados dezenas de atributos definidores da reputação e da qualidade dos serviços de transporte público que, sem dúvida, na percepção de todos é o principal desafio. Os discursos correntes sobre o sistema de transporte no RJ (presentes nas redes sociais, imprensa e publicidade do governo) também foram comparados com o discurso dos usuários, sendo apontadas às correções necessárias.

     

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