RELAÇÃO DOS CIDADÃOS COM PREFEITOS E PREFEITURAS NAS REDES SOCIAIS: SINTOMAS PARA 2020.

  • flavia |22 janeiro, 2019

    Blog | Instituto Informa

    RELAÇÃO DOS CIDADÃOS COM PREFEITOS E PREFEITURAS NAS REDES SOCIAIS: SINTOMAS PARA 2020.

     

     

    Objetivos e o monitoramento:

    • Identificar demandas, anseios, necessidades e desejos do público online em relação ao executivo municipal
    • Parâmetros pesquisados: prefeitura, prefeitos, gestão e administração municipal
    • Formato: cada termo foi analisado separadamente e em períodos semanais distintos, quando o volume de menções permite, para um melhor entendimento de como o cidadão se comporta em relação a cada palavra-chave e para identificar um assunto em destaque, caso ocorra
    • Período: de 19/11 a 16/12, separados em quatro semanas de 19 a 25/11; 26/11 a 02/12; 03 a 09/12 e 10 a 16/12

    Resumo

    A análise em relação ao executivo municipal nos mostra uma similaridade de temas na comparação com o monitoramento do legislativo das cidades, quando as menções são críticas ou de caráter informativo – divulgação das ações e programações oficiais das prefeituras.

    Neste contexto, mais desfavorável, os comentários seguem apontando um desalento em relação à administração pública e à classe política.

    Também é notória a cobrança por melhores serviços e resultados que melhorem a vida da sociedade.

    Um ponto interessante a observar no relatório é quando há a referência para a instituição (Prefeitura) e não para um possível político (vereador), por exemplo. O sentimento, neste caso, tende a ser mais ameno, já que uma grande parte das postagens aborda informações e comunicados dos trabalhos ou eventos que ocorrem nos municípios.

    Desta forma verificamos uma menor sensação negativa como um todo. No entanto, é importante observar que as críticas seguem presentes na rede e mantém a percepção contrária em relação à gestão municipal e aos políticos.

    Atenção: as pessoas cada vez mais se mostram presentes na rede e acompanham o dia a dia das prefeituras, assim como atentam-se para como o prefeito se comparta e cuida da cidade.

    Outro ponto de precaução para as prefeituras é que o público enxerga uma má gestão de serviços e no uso do dinheiro público. Uma causa muito apontada para este problema é a percepção da corrupção, assunto presente em boa parte das menções negativas deste trabalho.

    A palavra “corrupção” (e não o sentimento ou tema sobre corrupção) está presente em 464 publicações de forma geral.

    Sugestão: pode ser interessante, para atenuar o sentimento desfavorável, reforçar a comunicação de medidas positivas que acontecem em toda a cidade. Bons exemplos são os eventos esportivos e de festivais.

    Outra opção que geralmente tem um bom engajamento positivo é pedir/chamar a participação do público em ações da rede. Pode ser uma parceria em programas sociais, em fotos para que as pessoas mostrem do que gostam nos municípios ou divulgar os atendimentos solucionados e identificados pelo cidadão, por exemplo. Uma boa alternativa para gerar alcance e contar com a participação das pessoas é ter uma divulgação diferenciada e de qualidade.

    Termo: Prefeitura (48.914 menções totais)

    Palavras mais citadas

    Sentimento

    Menções X Dias

    Menções X Hora

    Evolução X rede social (Twitter e Instagram)

    Gênero do público

    Localização (Twitter: se o perfil informa o local onde vive ou está)

    Perfil do público no Twitter (termo mais citado na descrição do perfil)

    Hashtags mais utilizadas

    Assuntos em destaque

    Resumo

    O diagnóstico sobre “Prefeitura” traz menções diversificadas, por vezes dispersas.  E não foi detectado um grande assunto em destaque.

    As publicações falam das atividades corriqueiras das administrações públicas de todo o país como as ações de manutenção e zeladoria, os eventos culturais e socias, a decoração para as festas de fim de ano, entre outros.

    São exemplos os serviços de terraplanagem e tapa buraco, que na grande parte são divulgadaos por órgãos oficiais. Assim como os problemas com as chuvas de verão e os comentários que retratam a crise financeira e os pagamentos de salário e do 13º (atrasos e a programação para os vencimentos), por exemplo.

    Ficam evidentes no monitoramento as críticas em relação ao trabalho prestado para a população, investigações associadas a casos de corrupção e etc.

    A Saúde é um dos setores mais abordados e em uma boa parcela o tom é desfavorável. Os pontos mencionados são variados. Apontam a falta de investimento e de médicos para o atendimento da população, com certa ênfase para as cidades do interior. A inscrição de profissionais para o “Mais Médicos” e os programas de hemodiálise, entre outros.

    A abrangência de cidades também é ampla e não observamos um grande enfoque em específico para uma única.

    Vale observar, no entanto, que São Paulo e Rio de Janeiro se sobressaem quando analisamos a localização do público online.

    A evidência do período é para a queda do viaduto na cidade paulista, que aconteceu em novembro de 2018, entre as marginais Pinheiros e Tietê. E para o caso de violência contra um cachorro em uma loja do Carrefour, em Osasco, na grande São Paulo. A brutalidade gerou grande repercussão da população e de veículos de comunicação contra a agressão.

    Atenção: a percepção desfavorável das pessoas é evidente, apesar de não ser tão enfática como verificada em análises mais específicas e associadas à uma pessoa/político.

    É a sensação da falta de eficiência no trabalho e serviços prestados. Assim como para a demora na conclusão de obras e na destinação de recursos, por exemplo.

    Os pontos ressaltados negativamente são: mau uso do dinheiro público e má gestão, crises financeiras de diversas administrações, a corrupção, a impressão de que a prefeitura “não faz nada” e os atrasos dos salários e do 13º.

    Em relação à situação financeira das instituições, em certos casos, os comentários apontam como “culpa” a má gestão e a corrupção.

    Também é importante ponderar quando o cidadão fala de uma necessidade de serviço da prefeitura. O posicionamento, na maior parte, é crítico à prestação de serviços e ao atendimento recebido.

    Vale notar, em raros casos, as mensagens sobre as próximas eleições para prefeitos. São sugestões de nomes que se mostram interessados em concorrer ao pleito ou apenas a especulação de nomes.

    Curiosidade: apesar dos presentes casos de corrupção que sempre estão em pauta, não diagnosticamos uma grande ênfase para a questão. Porém, notamos uma evidência para as medidas de prevenção em relação ao mosquito transmissor da Dengue e de outras doenças, possivelmente estimulado pelo período chuvoso e de muito calor.

    Sugestão: pode ser interessante, para diversificar as publicações oficiais e atrair uma participação mais amena na rede, convidar as pessoas a fazerem parte da comunicação da cidade. Pode-se ter enquetes para a escolha de eventos socias, concursos de fotos dos lugares mais bonitos, entre outros.

    Exemplo de posts:

     

     

    .

     

     

     

     

     

     

     

     

    .

     

     

     

    .

     

     

    .

     

     

     

    .

    .

    .

     

     

     

    .

    .

     

    .

     

    .

     

    .

     

    .

     

    .

    Exemplo de posts sobre problemas com a chuva e Dengue:

    .

    .

    .

     

    .

    Exemplo de posts sobre a Saúde:

     

    .

     

    Termo: Prefeitos

    Parâmetros da análise: Neste caso, como o termo pesquisado traz um volume menor de menções e um conteúdo similar nas quatro semanas estudadas, o diagnóstico foi concluído entre o período total de 19/11 a 16/12.

    O volume de citações chega a 2.043 e a amostra foi de 300.

    Palavras mais citadas

    Sentimento

    Menções X Dias

    Menções X Hora

    Evolução X rede social (Twitter e Instagram)

    Gênero do público

    Localização (Twitter: se o perfil informa o local onde vive ou está)

    Consumidores mais engajados

    Perfil do público no Twitter (termo mais citado na descrição do perfil)

    Hashtags mais utilizadas

    Assuntos em destaque




    A análise sobre “prefeitos”, diferentemente do estudo de “Prefeitura” e assim como os demais casos analisados neste trabalho, retrata a sensação negativa em relação à classe política.

    Os temas abordados nas publicações ainda são diversificados. Destaca-se as postagens que citam casos de corrupção e as críticas em relação ao gasto do dinheiro público, a má gestão e a crise financeira das instituições públicas.

    Outros assuntos debatidos nos posts falam do dia a dia e do trabalho dos prefeitos, assim como a divulgação de reuniões e demais agendas oficiais.

    Atenção: a área da Saúde se destaca novamente e traz um sentimento desfavorável. É o debate sobre o número de médicos para atender a população e a ida dos profissionais para o interior das cidades. Tem reflexo no ambiente online a questão do “Mais Médicos”, com a saída de cubanos do programa.

    Exemplo de posts:

     

     

    .

     

    .

    .




     

    .

    .

    .

    .

     

     

    .

     

    .

     

    .

     

    .

    .

     

    .

    .

     

     

    Termo: Cidade

    Parâmetros da análise: Neste caso, como o termo pesquisado traz um volume menor de menções e um conteúdo similar nas quatro semanas estudadas, o diagnóstico foi concluído entre o período total de 19/11 a 16/12.

    O volume de citações chega a 4.366, com amostra de 400.

    Palavras mais citadas

    Sentimento

    Menções X Dias

    Menções X Hora

    Evolução X rede social (Twitter e Instagram)

    Gênero do público



    Localização (Twitter: se o perfil informa o local onde vive ou está)

    Consumidores mais engajados

    Perfil do público no Twitter (termo mais citado na descrição do perfil)

    Hashtags mais utilizadas

    Assuntos em destaque

     

    A pesquisa pelo termo “cidade” traz resultados abrangentes e sem destacar um único ponto.

    As publicações, como nos demais casos, são de pessoas físicas, de autoridades (vereadores e prefeitos, por exemplo) e também de veículos de comunicação ou oficiais (Prefeituras e Câmaras municipais, entre outros).

    Os posts divulgam agendas, acontecimentos, eventos e preparativos para a decoração de Natal. Além do dia a dia das cidades, os problemas enfrentados pelas chuvas de verão e a manutenção da limpeza das cidades e coleta de lixo, por exemplo.

    Os comentários com a opinião das pessoas, desfavoráveis na grande parte, enfocam o gasto do dinheiro público, casos de corrupção e críticas às gestões.

    As cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo são as que mais reúnem postagens.

    Vale observar a atenção para o caso da queda do viaduto entre as marginais Pinheiros e Tietê, em São Paulo, que aconteceu em novembro de 2018. Portanto, uma boa parcela de menções faz críticas ao acidente e ao trabalho da prefeitura paulista, que não fez a prevenção.

    Com um tom mais ameno também temos as postagens sobre a entregada da decoração de Natal nos municípios.

    Alerta: é importante observar, novamente, a postura de cobrança do cidadão em relação às ações das prefeituras. Seja pelos serviços de limpeza ou de alerta para a prevenção de desastres em decorrência das chuvas. O mesmo acontece nas associações com corrupção, entre outros.

    Chamamos a atenção para as críticas da população às leis, debates e ações da administração municipal que não geram benefícios para a sociedade, como as homenagens.

    Em certos casos as pessoas também demonstram um cansaço pela má gestão, baixa qualidade de serviços prestados e pela precariedade em que os municípios se encontram, por exemplo.

    Curiosidade: as menções positivas abordam, entre outros, programas culturais, entregas de parques e opções de lazer.

    Sugestão: é interessante observar este movimento e sempre que possível aproveitar “a onda” e ampliar este tipo de divulgação. Assim é possível contrabalancear as inúmeras menções negativas.

    Exemplo de posts:

     

     

    .

     

    .

     

    .

     

    .

    .

    .

     

    .

     

     

     

     

    .

     

    .

     

    .

     

    .

    .

     

    .

    .

    .

     

    .

     

    .

     

    .

    .

    .

     

    .

    .

     

    .

    .

     

    .

    .

     

    .

     

    .

    .

    .

    .

     

     

    .

    Termo: Município

    Parâmetros do diagnóstico: Neste caso, de assunto em destaque no monitoramento, a análise foi realizada pelo período total de 19/11 a 16/12.

    O volume de citações chega a 1.832 e a amostra foi de 320.

    Palavras mais citadas

    Sentimento

    Menções X Dias

    Menções X Hora

    Evolução X rede social (Twitter e Instagram)

    Gênero do público

    Localização (Twitter: se o perfil informa o local onde vive ou está)

    Consumidores mais engajados

    Perfil do público no Twitter (termo mais citado na descrição do perfil)

    Hashtags mais utilizadas

    Assuntos em destaque



    A percepção da pesquisa com o termo “município” é de que as mensagens evidenciam mais os serviços e os acontecimentos na cidade.

    Os comentários citam tanto as atividades das prefeituras como as das Câmara dos vereadores. São os encontros, sessões solenes, reuniões, atividades festivas para a população, entre outros.

    Também fazem parte da análise as menções sobre as finanças municipais, o pagamento de salários e do 13º, além dos casos de corrupção, por exemplo.

    Curiosidade: observamos um maior volume de postagens informativas e de divulgação de ações de políticos, do legislativo e do executivo, na comparação com as críticas e cobranças da população, que se mantém em pauta, em relação aos demais objetos pesquisados no presente trabalho.

    Exemplo de posts:

     

     

     

    .

    .

    .

     

    .

     

    .

     

    .



     

    .

     

    .

     




     

     

    Avatar photo
    Flávia Goiriz Bueno

    Especialista em monitoramento (social listening) e análise de conteúdo com foco para o planejamento estratégico e ações de comunicação e marketing, com experiência nos setores público, privado e político. Atuação profissional de 15 anos no mercado em diferentes campos como o digital, corporativo, endomarketing, eventos e assessoria de imprensa."