REPUTAÇÃO DAS MENSURAÇÕES NAS MÍDIAS SOCIAIS
Marc Pritchard, Chief Band Officer da P&G (experiente companhia de 180 anos), concedeu entrevista ao M&M (3/07/2017), que o denominou como “Mestre do Branding”. O Sr. Marc explicou a razão do corte de US$ 2 bilhões de seu orçamento de comunicação:
“Estamos eliminando desperdícios no mundo da mídia, em particular no mundo da mídia digital, onde há um volume tremendo de desperdício. Você provavelmente ouviu sobre algumas das discussões que tivemos sobre falta de padrões, falta de transparência nas mensurações. Há muita fraude e o que temos feito é realmente penetrar nessa área e esperar que nossos parceiros de mídia nos deem a transparência da qual precisamos para fazer escolhas. Acho que há muito desperdício aí.”.
É a avaliação de um dos principais executivos de branding (prefiro gestão de marcas) do mundo! Entre a morte de um modelo antigo e o nascimento de um novo modelo, no vácuo se ocupam oportunistas. Os métodos de avaliação do comportamento dos internautas devem sofrer rigorosa transformação. Mas, enquanto não nascem os métodos de mensuração na internet capazes de decifrar o comportamento de internautas, muitos vendedores de “saco de fumaça” estão à espreita, em terra de cego… Assim como a P&G, muitas empresas estão avaliando a eficácia de mensurações sem base científica. Um corte no orçamento de gestão de marcas por causa de desperdícios em compra de indicadores fraudulentos é um recado claro para os criadores de gráficos com números podres: mudem os métodos ou o ramo de atividade!