REPUTAÇÃO DAS MENSURAÇÕES NAS MÍDIAS SOCIAIS

  • fabiogomesinforma |26 julho, 2017

    Blog | Instituto Informa

    REPUTAÇÃO DAS MENSURAÇÕES NAS MÍDIAS SOCIAIS

    Marc Pritchard, Chief Band Officer da P&G (experiente companhia de 180 anos), concedeu entrevista ao M&M (3/07/2017), que o denominou como “Mestre do Branding”. O Sr. Marc explicou a razão do corte de US$ 2 bilhões de seu orçamento de comunicação:

    “Estamos eliminando desperdícios no mundo da mídia, em particular no mundo da mídia digital, onde há um volume tremendo de desperdício. Você provavelmente ouviu sobre algumas das discussões que tivemos sobre falta de padrões, falta de transparência nas mensurações. Há muita fraude e o que temos feito é realmente penetrar nessa área e esperar que nossos parceiros de mídia nos deem a transparência da qual precisamos para fazer escolhas. Acho que há muito desperdício aí.”.

    É a avaliação de um dos principais executivos de branding (prefiro gestão de marcas) do mundo! Entre a morte de um modelo antigo e o nascimento de um novo modelo, no vácuo se ocupam oportunistas. Os métodos de avaliação do comportamento dos internautas devem sofrer rigorosa transformação. Mas, enquanto não nascem os métodos de mensuração na internet capazes de decifrar o comportamento de internautas, muitos vendedores de “saco de fumaça” estão à espreita, em terra de cego… Assim como a P&G, muitas empresas estão avaliando a eficácia de mensurações sem base científica. Um corte no orçamento de gestão de marcas por causa de desperdícios em compra de indicadores fraudulentos é um recado claro para os criadores de gráficos com números podres: mudem os métodos ou o ramo de atividade!

    Fábio Gomes

    Diretor-presidente do Instituto Informa, Sociólogo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas (Ebape/RJ), Especialista em Opinião Pública pela IESP (ex-IUPERJ), Especialista em Comunicação Política pela ECA (USP) e Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor do livro: Comunicação Dialógica e Reputação Eleitoral (Ed. Jaguatirica) e Membro da ESOMAR – European Society for Opinion and Marketing.