Rio de Janeiro, régua e compasso.
Desde que era a capital, o Rio de Janeiro tornou-se o principal portão de entrada de turistas no país. Contudo, os preparativos para o encontro da ONU Rio +20, em 2012, pareciam estar há anos luz da Rio 92 de 20 anos atrás, na era Collor, quando a internet apenas ensaiava existir e nem se falava em redes sociais, embora prevalecessem os mesmos estereótipos da imagem da cidade maravilhosa: praia, futebol, samba e carnaval.
Para obter novos dados, a investigação exigiu a capacidade de deixar de lado o conhecimento tradicional do mercado turístico e a pesquisar novas e substanciais informações capazes de subsidiar com absoluta segurança os organizadores do evento.
Tornou-se imprescindível conhecer detalhadamente as percepções de dois públicos alvos sobre o Brasil: jornalistas e membros de delegações de governos, presentes na Conferência.
O estudo possibilitou medir milimetricamente a experiência de visitantes estrangeiros e de líderes de opinião de mais de 40 países, durante sua estadia no Rio de Janeiro e em outros lugares do país. A Rio + 20 foi exitosa e ampliou enormemente a imagem do Brasil para sediar eventos de porte internacional.