Sem avaliação é difícil melhorar a comunicação.
Os recursos tecnológicos das sociedades contemporâneas têm facilitado o desenvolvimento e a adoção de métodos para minorar erros e otimizar os resultados em quase todas as atividades humanas.
Seguindo essa tendência, instituições e empresas, públicas e privadas, passaram a adotar inúmeras ferramentas para avaliação e mensuração do retorno de investimentos em comunicação. A pesquisa de recall de campanhas publicitárias é uma das muitas ferramentas utilizadas no ROI (return on investment).
Em 2013, foi-nos solicitada à medição de forma espontânea e estimulada do recall de campanha de divulgação do FGTS (Fundo Garantidor do Tempo de Serviço) do governo federal, veiculada nos principais meios de comunicação de todo o país. Dentre outras avaliações, investigamos a lembrança dos assuntos abordados na campanha, a recordação de elementos criativos, a compreensão da mensagem principal, o grau de identificação de seu conteúdo verbal e imagético (likes e dislikes), e, apuramos se devido à campanha aumentou o conhecimento da população e do público formador de opinião sobre o “FGTS”.
A pesquisa permitiu identificar a existência de “gaps” entre a mensagem transmitida e a mensagem efetivamente apreendida, os elementos que faltavam para melhorar a comunicação com o trabalhador, que é o verdadeiro dono do FGTS, para ele se sentir mais reconhecido pela sua importante contribuição ao desenvolvimento do país.